sábado, agosto 11

Ilhas de Bruma - Açores

Vivi quase 7 anos nos Açores. O tempo da faculdade.
Foram anos de amizades, aventuras e loucuras fantásticos. Soberbos.
Saí de lá em 1996 e regressei no ano seguinte para ser madrinha da minha querida amiga Alexandra. Nunca mais voltei. Parece que tenho receio de lá voltar pois sei que nada será igual. As vivências e a idade foram outras. Será como diz a canção de Rui Veloso (?!) que não devemos regressar a um lugar onde fomos felizes??!

Mas eu quero voltar! Estou à espera que os meus filhotes cresçam um pouco mais para perceberam a beleza da ilha, a magia do verde e o inexplicável que é ser-se ilhéu e sentir-se como tal. E por tudo isto a música "Ilhas de Bruma" deixa-me sempre com a lágrima ao canto do olho. O poema é soberbo ( letra de Manuel Medeiros Ferreira) e bem explicativo daquilo que sinto.

 (...)
Por isso é que sou das ilhas de bruma
Onde as gaivotas vão beijar a terra

Se no falar trago a dolência das ondas
O olhar é a doçura das lagoas
É que trago a ternura das hortênsias
E no coração a ardência das caldeiras

Trago o roxo a saudade esta amargura
E só o vento me ecoa mundos na lonjura
Mas trago o mar imenso no meu peito
E tanto verde a indicar-me a esperança

É que nas veias corre-me basalto negro
No coração a ardência das caldeiras
O mar imenso me enche a alma
E tenho verde, tanto verde, tanta esperança

Por isso é que sou das ilhas de bruma
Onde as gaivotas vão beijar a terra."


3 comentários:

Graça Sampaio disse...

Nunca vi nada tão bonito como os Açores! Desde sempre tive a mania de lá ir por serem, para mim, as ilhas encantadas. E além de encantadas são mesmo encantadoras!

rosa do deserto disse...

Pára tudo! Isto é um dos meus pontos fracos... Também estive nos Açores, mas a trabalhar, 4 anos (3 anos em S. Jorge e 1 em S. Miguel). Conheço algumas das outras... São todas tão belas!!! Meu Deus, aquilo é tão lindo, tão bom, tão... enfim, não me consigo expressar por palavras, só sentindo mesmo... Gosto de todas as ilhas mas S. Miguel é mais especial... Saí de lá em 2005 e todos os anos digo que lá vou, mas há sempre contrariedades. E, sim, desde 1996 que aquilo mudou muito... Também já ouvi essa teoria de "não voltar ao local onde se foi feliz", mas eu quero voltar e vou voltar. É uma paixão! Grande! Nunca vi sítios tão bonitos como lá... Por lá ter vivido e por ter sentido o que lá se respira esta música emudece-me e transporta-me para outra dimensão...
Um dos meus pontos fracos foi tocado, será que conseguirei dormir hoje?... Vou ouvir "As ilhas de bruma"...

Paulo Dias disse...

Quase 7 anos? Foda-se, isso é que foi reprovar!!!