sexta-feira, julho 29

Prótese Total do Joelho


Já na posse de todos os exames feitos so joelho esquerdo (Rx, ecografia, Tac e Rx métrico) lá fui mostrar ao ortopedista.
As artroses são consideradas em 4 graus sendo o Grau 4 o pior e eu tenho uma artrose de grau 3.
Recomendações não são muitas a não ser, perder peso, fazer bicicleta estática e andar o menos possível para não desgastar a articulação.
A médio ou longo prazo, dependendo da perda de qualidade de vida, terei que colocar uma prótese total do joelho. O médico diz que talvez dentro de 5 anos pois o joelho não resistirá muito mais. Tendo eu menos de 40 anos e a duração da prótese ser de 12-15 anos, terei que fazer uma segunda cirurgia.
Conhecem alguém que tenha feito esta cirurgia por volta dos 40 anos?
Houve melhorias? E complicações?

10 comentários:

ana disse...

A minha tia foi operada à precisamente uma semana...tem 53 anos e só agora lhe colocaram a prótese...foi a terceira operação que lhe fizeram...e só agora dado o estado do joelho acolocaram....até agora tudo a correr bem, tem que ficar em casa umas semana e depois retoma vida normalmente...

Gotinha disse...

Ana,
e as outras 3 operações deram algum alívio? sabes o que fizeram nessas 3 situações?
E onde foi operada?
As melhoras da tua tia.

Ana disse...

Olha Gotinha,

as outras operações não trouxeram qualquer melhoria, não sei especificar-te exatamente o que fizeram, mas ela continuava com bastantes dificuldades em andar, com dores...( acho que andou assim uns bons 10 anos)agora antes de ser operada fez novamente uma série de exames, os quais referiste, e o médico resolveu operar....ela disse que o médico definiu o joelho dela como um "queijo suíço"...mediante o que encontrasse quando a operasse, decidia o que fazer...e optou pela prótese...ela está a recuperar bem, não tem dores, anda com as canadianas e daqui a umas semana verá os resultados...:)...foi operada em Lisboa, no hospital da Ordem Terceira...não me recordo do nome do médico...Esteve três dias internada e agora está em casa...Obrigada e as melhoras para ti também...se tiver novidades digo...

São Rosas disse...

Chiça, Gotinha. Tu vais ter um joelho mais valioso que outro?

Gotinha disse...

Ana, obrigada!

Sãozinha,
e até vou apitar no Aeroporto. Que emoção...

São Rosas disse...

Emoção, não duvido que te não falta.

Isabel disse...

1.º conselho consulta outro médico para teres uma 2.ª opinião. Eu fiz uma cirurgia há 3 anos a um dos joelhos, sem prótese e a minha qualidade de vida melhorou bastante. Agora até uso saltos. Essas cirurgias são feitas em pessoas bem mais velhas. A pessoa que conheço e fez ( tinha 75 anos- hoje tem 85 ), colocando a prótese ficou impecável. Temos excelentes ortopedistas em Portugal, acredita.Quanto mais cedo tratares melhor. Como te deixaste chegar a esse ponto)? Bjos

Gotinha disse...

Olá Isabel.
Este já é o segundo médico que consulto. Um deles aconselha uma espécie de cirurgia intermédia para aliviar mas o outro acha que no estado em que está o joelho não adianta fazer pois seria só para enganar. Esta artrose que eu tenho é consequência de um acidente de viação. É aquilo a que se chama artrose secundária.

A cirurgia que fizeste foi concretamente o quê? Talvez a tua artrose fosse mais ligeira...

Rose disse...

consulte o Drº Paulo Oliveira, edifício Capitólio, no Porto. Um grande ortopedista. As melhoras.

Isabel disse...

Fiz ao joelho esquerdo. O 1.º diagnóstico tb apontava para artroses avançadas e teria que ser operada aos dois joelhos. Parece que tenho rótulas "bailarinas" até me perguntavam se tinha praticado desporto de alta competição. Mexeram-me naquilo a que chamaram "asas dos tendões" e reposicionaram a rótula. Nunca mais tive as dores que tinha, a rótula nunca mais saíu do sítio e n tenho a dificulade que tinha em escadas. Levou um ano até que conseguisse sentir o joelho novamente. Fiz 2 meses de fisioterapia. Não tive juízo nenhum pois nunca parei mesmo de muleta. Mas claro está cada caso é um caso por isso te aconselhei a ver mais que uma opinião. Mas não tenhas medo, o importante é que ganhes qualidade de vida. Outra coisa não tive que ser operada ao direito, uma vez que este melhorou. O peso ficou equilibradamente destribuído pelas duas pernas. Bjos e as tuas melhoras, mas trata-te :)